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Arquitetos: C&P Architetti
- Área: 1340 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Alessandra Chemollo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre centáureas e papoulas, o alto aterro esconde o volume da vista de quem chega pela estrada principal ao sul; ocultos pelo tapete de grama e flores, os espaços se desenvolvem principalmente em seu interior. É o contexto que dita as condições: uma situação de assentamento muito comum na planície do Vêneto e caracterizada pela mistura de casas e armazéns. Localizado nos limites de uma pequena cidade na província de Veneza (Fossalta di Piave), o lote é confrontado com a presença de uma área industrial e um tecido residencial de baixa densidade, com prevalência de casas unifamiliares e manchas urbanas pontuadas pela presença de vinhas.
O alto aterro revela o desejo de fechar o espaço em relação à banalidade do tecido industrial nas proximidades, escolhendo a introversão como princípio. O muro de contenção do aterro, destinado a ser progressivamente coberto pela videira, assim como a floração da vegetação que o cobre, tornam-se elementos de uma arquitetura que contrasta com o tecido industrial apresentando a surpresa de uma "paisagem em movimento".
A espacialidade interna é representada pelo vazio retangular de um grande pátio, protegido da estrada ao sul pelo aterro. Este é o espaço em torno do qual os cômodos internos estão organizados. Uma lateral do pátio é delimitada pela parede de contenção feita de gabião, contra a qual se destacam três árvores. Juntamente com o muro, as árvores colaboram para definir um pano de fundo que protege do exterior. A horizontalidade do gramado é marcada pela presença singular de uma árvore de carvalho, enquanto as transparências em direção ao interior delineiam o perímetro da superfície gramada: a oeste estão as janelas dos espaços de trabalho e, ao norte, as grandes janelas do volume inteiramente dedicado à coleção de carros do proprietário.
O pátio, portanto, não só revela a organização dos espaços, mas também dá plena evidência à natureza material da edificação. Internamente, a lateral em direção à estrada é repleta de vegetação, já do outro lado, a linguagem arquitetônica se apoia na pureza do concreto e do metal utilizado nas esquadrias.
O interior é fluido e aberto, mas com ambientes funcionalmente bem definidos, organizados ao longo de um espaço de distribuição que se estende longitudinalmente pelo volume. Os escritórios se voltam para o jardim de acesso localizado a oeste. As estações de trabalho são separadas por divisórias que ainda permitem a comunicação dos espaços e mantêm livre circulação ao longo da lateral totalmente envidraçada voltada para o jardim. O interior mantém deliberadamente um caráter industrial, indicado pelos dutos expostos no teto, mas também pelo uso de concreto, tanto nos pisos quanto nas divisórias que marcam as estações de trabalho.
Os elementos de mobiliário de Albini, Gio Ponti e Scarpa, as plantas, as obras de arte da coleção particular do proprietário, até as cortinas coloridas usadas para escurecer as salas de reunião, atuam como um contraponto à rudeza do concreto. A cozinha de aço é o último cômodo que coroa este volume: ao entrar, a grande janela permite a vista, além da cerca viva, das videiras dos lotes vizinhos, enquanto à esquerda se tem acesso ao exterior, em um hall de entrada utilizado como espaço ao ar livre para ocasiões de convívio entre os usuários.
A entrada de veículos está situada ao longo do lado norte do volume, onde fica a porta de entrada para o showroom de carros. Continuando o percurso, chega-se ao hall de entrada da cozinha e à área esportiva. O muro de concreto marca o perímetro do volume construído nesses dois lados internos, trepadeiras escalam as paredes do perímetro como um prelúdio para uma cobertura tomada pela vegetação. É nessa espera que a arquitetura se oferece ao tempo, emprestando os movimentos da natureza. Do lado de fora, a percepção de um objeto alienante permanece, quase uma infraestrutura híbrida, uma resposta do projeto à necessidade de encontrar outras maneiras de se relacionar com o contexto.